◓ Guia Definitivo: O que é Nature no Pokémon? Naturezas, Natures, Personalidade dos Pokémon! (Atualizado)


Importante: Esta é a 2º aula sobre Pokémon Competitivo do site HEY!PIKACHU, se você não leu os artigos anteriores por ordem recomendada, provavelmente não entenderá muito o que está informado neste tópico. Caso você já tenha uma noção básica de Pokémon, conseguirá entender as estatísticas que são citadas junto das Natures dos Pokémon. Para ler as aulas desde o 1º clique aqui.

O mundo Pokémon é um pouco complexo pelo fato de cada monstrinho ser único. A Natureza é a primeira coisa que diferencia um Pokémon de outro, mesmo que ambos sejam da mesma espécie, mesmo nível etc, eles serão sempre ÚNICOS e diferentes. A Natureza é como se fosse também o DNA do Pokémon, ela não é mutável, nasceu naquele determinado Pokémon e então ele morrerá com aquela Natureza. Igual o tipo sanguíneo do ser humano, você nasce com um tipo de sangue e vive o resto de sua vida com o mesmo tipo de sangue e com suas próprias genéticas. Essa mecânica de Naturezas surgiu na 3ª geração, com Pokémon Ruby e Sapphire, e permaneceu desde então.

Como assim?

Veja um exemplo desses dois Teddiursa abaixo:
Visualmente eles são iguais não é?
Do mesmo sexo e mesmo nível, ou seja, são IGUAIS né?
A resposta é NÃO!

O Teddiursa 1 tem a personalidade/natureza: Jolly (Alegre)
Já o Teddiursa 2 tem a personalidade/natureza: Relaxed (Relaxado/Despreocupado)

Essa comparação também se aplica aos Valores Individuais (IV) do Pokémon, chegando a conclusão que cada Pokémon será sempre único, independente de serem da mesma espécie, pois suas personalidades e valores individuais serão diferentes.

Eles são diferentes pelo fato de ter Naturezas, IVs e EVs diferentes. Todo Pokémon possui: HP (Energia), Atk (Ataque), Def (Defesa), Sp.Atk (Ataque Especial), Sp.Def (Defesa Especial) & Spe (Velocidade) o nome desses atributos são conhecidos como EVs (Valores de Esforço / Effort Values). Se você quer saber mais detalhes sobre os EVs, depois de ler este artigo sobre Naturezas, clique aqui e também leia sobre este assunto.

Continuando ao exemplo...

O Teddiursa 1 por ser um Pokémon alegre de natureza: Jolly, ele aumenta 10% em sua Velocidade/Speed e diminui 10% de Ataque Especial/Special Attack.

O Teddiusa 2 por ser um Pokémon descontraído de natureza: Relaxed, ele aumenta 10% de Defesa/Defense e diminui 10% de Velocidade/Speed.

Porque esses valores são 10% aumentados e 10% diminuídos?

Porque em sua maioria a Natureza diminui 10% e aumenta 10% em algum atributo daquele determinado Pokémon. Por isso é importante sempre analisar a lista de Naturezas, pois nela informa onde aumenta e a onde diminui. Porém existem também cinco exceções!

É importante saber que existem cinco (5) Naturezas que aumentam e diminuem o MESMO atributo, dando um valor indiferente no EV do Pokémon. Por isso essas 5 Naturezas são consideradas NEUTRAS, pois os valores não se modificam no atributo daquele determinado Pokémon.

No competitivo um Teddiursa com atributos para velocidade seria o ideal, então a opção 1 do exemplo acima de Teddiursa's com a Natureza Jolly seria uma ótima escolha para dar um aumento maior em sua velocidade, já que a segunda opção o Teddiursa de Natureza Relaxed diminui 10% de sua velocidade.

Qual a melhor Natureza para meu Pokémon?

Você terá que acessar o site Smogon, pesquisando o nome do Pokémon que deseja treinar para competitivo e escolher as melhores opções mostradas no site. Há Pokémon com diversas opções ideais de Natureza e habilidades específicas para batalhas de competitivo. Basta analisar a que se encaixa melhor na sua necessidade.

Das 25 Naturezas, as neutras são as piores?
Sim e não, pois esse aumento de 10% em algum atributo é muito importante para o Pokémon. Se um Pokémon que depende de força para batalhar estiver +10% em seu Atk por vantagem de sua Natureza, ele obviamente baterá muito mais. Porém as naturezas neutras são equilibradas, tudo depende de como você precisa do seu Pokémon no meio competitivo.

Lista Completa de Natures dos Pokémon

Para que você entenda melhor, veja a lista de todas as naturezas e seus efeitos em um Pokémon onde é aumentado, diminuído, seu sabor preferido e seu sabor odioso/desagradável de alimento.

As Naturezas também influenciam na preferência de Pokéblocks, Poffins e Apricorns, deixando o Pokémon mais feliz ou mais triste dependendo de seu gosto alimentício como Pokémon. Existem alimentos preferidos e odiados por cada natureza! Ao total são 25 personalidades que influenciam as estastítiscas de cada Pokémon junto de seu gosto pessoal de sabores, confira a tabela abaixo:

Tabela Principal¹: Naturezas, Tradução & Estatísticas!

Recado aos tradutores independentes: Por gentileza, caso você queira traduzir algum jogo ou conhece alguém que vá traduzir, peça para que a equipe dessas futuras traduções utilizem como base uma das três tabelas de traduções citadas aqui no site do H!P (principalmente essa tabela principal¹ ou a segunda² tabela, a terceira também é uma opção mas é preferível usar a primeira ou a segunda como base de novas traduções). Isso é importante para que não exista mais e mais novas tabelas com traduções diferentes, e os jogadores que falam em português não se percam mais ainda. Mantendo um padrão de traduções que já existem, será melhor para compreensão rápida de todos!
Natureza: Poder Aumentado: Poder Diminuído: Sabor Favorito: Sabor Desagradável:
Lonely
(Solitário)
Spicy
(Picante)
Sour
(Azedo)
Adamant
(Determinado)
Spicy
(Picante)
Dry
(Seco)
Naughty
(Impertinente)
Spicy
(Picante)
Bitter
(Amargo)
Brave
(Corajoso)
Spicy
(Picante)
Sweet
(Doce)
Bold
(Ousado)
Sour
(Azedo)
Spicy
(Picante)
Impish
(Levado)
Sour
(Azedo)
Dry
(Seco)
Lax
(Relaxado)
Sour
(Azedo)
Bitter
(Amargo)
Relaxed
(Descontraído)
Sour
(Azedo)
Sweet
(Doce)
Modest
(Modesto)
Dry
(Seco)
Spicy
(Picante)
Mild
(Manso)
Dry
(Seco)
Sour
(Azedo)
Rash
(Impulsivo)
Dry
(Seco)
Bitter
(Amargo)
Quiet
(Quieto)
Dry
(Seco)
Sweet
(Doce)
Calm
(Calmo)
Bitter
(Amargo)
Spicy
(Picante)
Gentle
(Gentil)
Bitter
(Amargo)
Sour
(Azedo)
Careful
(Cuidadoso)
Bitter
(Amargo)
Dry
(Seco)
Sassy
(Atrevido)
Bitter
(Amargo)
Sweet
(Doce)
Timid
(Tímido)
Sweet
(Doce)
Spicy
(Picante)
Hasty
(Apressado)
Sweet
(Doce)
Sour
(Azedo)
Jolly
(Alegre)
Sweet
(Doce)
Dry
(Seco)
Naive
(Ingênuo)
Sweet
(Doce)
Bitter
(Amargo)
Bashful
(Medroso)
None
(Indiferente)
None
(Indiferente)
Docile
(Dócil)
None
(Indiferente)
None
(Indiferente)
Hardy
(Forte)
None
(Indiferente)
None
(Indiferente)
Quirky
(Peculiar)
None
(Indiferente)
None
(Indiferente)
Serious
(Sério)
None
(Indiferente)
None
(Indiferente)

OUTRAS TRADUÇÕES² DAS NATURES DOS POKÉMON

Por não termos nenhum jogo oficialmente traduzido de Pokémon, as naturezas são um problema para os jogadores, pois em cada tradução independente temos um termo diferente. Por esse motivo resolvemos adicionar mais uma lista de tradução fã made das natures em português, caso esteja perdido no seu jogo traduzido!

Os nomes das naturezas em inglês e espanhol são oficiais, apenas em PT-BR são traduções fan made!
Inglês Português Espanhol
Lonely Solitária Huraña
Adamant Rígida Firme
Naughty Teimosa Pícara
Brave Valente Audaz
Bold Corajosa Osada
Impish Inquieta Agitada
Lax Relaxada Floja
Relaxed Descontraída Plácida
Modest Modesta Modesta
Mild Mansa Afable
Rash Imprudente Alocada
Quiet Quieta Mansa
Calm Calma Serena
Gentle Gentil Amable
Careful Cuidadosa Cauta
Sassy Atrevida Grosera
Timid Tímida Miedosa
Hasty Apressada Activa
Jolly Alegre Alegre
Naive Ingênua Ingenua
Bashful Atrapalhada Tímida
Docile Dócil Dócil
Hardy Destemida Fuerte
Quirky Peculiar Rara
Serious Séria Seria

OUTRAS TRADUÇÕES DO INGLÊS > PT-BR³

Essa terceira tabela abaixo é mais um exemplo de tradução fan made das Naturezas dos Pokémon feita por tradutores em algum dos jogos de Pokémon, seja jogo oficial ou fangame!
Inglês Português
Lonely Solitário
Adamant Inflexível
Naughty Desobediente
Brave Valente
Bold Corajoso
Impish Travesso
Lax Descuidado
Relaxed Relaxado
Modest Modesto
Mild Suave
Rash Precipitado
Quiet Quieto
Calm Calmo
Gentle Gentil
Careful Cuidadoso
Sassy Atrevido
Timid Tímido
Hasty Apressado
Jolly Alegre
Naive Ingênuo
Bashful Reservado
Docile Dócil
Hardy Resistente
Quirky Peculiar
Serious Sério

Formas de encontrar Naturezas específicas

Devido à grande vantagem que a Natureza alterada fornece em batalhas competitivas, muitos treinadores tentam conseguir certas naturezas para os seus Pokémon. Contudo, sempre que se inicia essa busca no jogo, há uma em 25 hipóteses de conseguir a natureza que você deseja, ou seja, 4%, o que dificulta a tarefa. Por isso foram descobertas formas de encontrar naturezas específicas em Pokémon selvagens. Essas técnicas que dão um melhor resultado são:

Breeding (Cruzamento)
De Pokémon Emerald em diante, um Ditto ou um Pokémon fêmea equipado com Everstone tem 50% de chance de passar sua nature para os descendentes. Já a partir de HeartGold e SoulSilver, Pokémon machos também podem transmitir sua nature segurando Everstone. Mais recentemente, a partir de Black 2 e White 2, um Pokémon com Everstone passará sua nature com 100% de chances.

Na 4ª geração dos jogos, a Everstone só funciona se ambos os Pokémon tem o mesmo idioma de origem (ou seja, não funcionará se usar num cruzamento entre um Pokémon capturado num jogo em inglês com outro trocado que foi pego num jogo japonês). A partir da 5ª geração não existe mais essa limitação.

Maiores chances nos matinhos
Em Ruby, Sapphire e Emerald, há alimentadores onde se colocam Pokéblocks dentro do Safary Zone. Se você fizer isso, todos os Pokémon selvagens encontrados na grama ou na água a até 5 passos do alimentador terão uma nature que gosta daquele sabor (como vão existir 4 natures que gostam daquele sabor, a chance de surgir um Pokémon com a nature desejada será de 25%).

Habilidade Synchronize
De Pokémon Emerald em diante, se um Pokémon com a habilidade Synchronize estiver liderando a sua equipe, qualquer Pokémon encontrado terá 50% de chance de ter a mesma natureza dele. Ou seja, se você tem um Abra com a natureza Timída (Timid) e ele estiver a habilidade Synchronize você terá uma chance maior de encontrar o Pokémon com a mesma natureza que seu Abra.

Já a partir de Omega Ruby e Alpha Sapphire, se um Pokémon com Synchronize liderar a equipe, Pokémon dados de presente por pessoas dentro do jogo e que fazem parte do egg group Undiscovered (aqueles que não cruzam) terão a mesma nature que seu Pokémon com 100% de chance.

Synchronize não funciona com Pokémon viajantes (como os cães lendários ou o trio de Unova), revividos de fósseis, ou que apareçam na Entree Forest. Apenas em Emerald, também não afeta a nature de Pokémon que ficam parados (como Regirock ou Rayquaza). Também não se aplica ao Pokéwalker.

Dicas importantes de CADA Natureza:

Lonely (Solitário)
Aumenta o Ataque, mas diminui Defesa. Gosta do sabor Picante mas odeia Azedo. Lonely é geralmente ideal para Pokémon Lendários e talvez até para alguns tipos de Dragão. Muitos tipos de Dragão possuem forte Defesa e Defesa Especial, para que eles possam lidar com a penalidades.

Adamant (Determinado)
Quando se trata de Adamant, você pode querer que os Pokémon do tipo Normal e Lutador tenham essa natureza, porque na maioria das vezes eles possuem ataques baseados em movimentos físico padrão, o que é perfeito para o atributo de Attack. Mas vários Pokémon do tipo Normal e Lutador também não se beneficiam muito do Sp.Atk, a menos que você permita que eles aprendam movimentos específicos de TM que dependem de Sp.Atk.

Naughty (Impertinente)
Essa natureza aumenta Ataque mas diminui Defesa Especial (Sp.Def). Ele também gosta do sabor Picante, mas não gosta de Amargo. Impertinente é bom para os tipos mais normais e talvez até para os tipos Aço. Isso é porque eles têm um pequeno número de fraquezas de outros tipos Pokémon, portanto, a diminuição da Defesa Especial não seria tão dolorosa.

Brave (Corajoso)
A Natureza Corajosa aumenta o Ataque, mas diminui a Velocidade. Eles gostam do sabor Picante, mas odeia os Doces. Brave é ideal para o tipo Normal, mas também para outros tipos de Lutador e talvez Pedra. Muitos deles possuem ataques altos, mas a diminuição da velocidade é o problema. Pokémon Normais como Snorlax possuem Ataque (Atk) alto, mas sua velocidade é baixa. Então, novamente, muitos desses Pokémon têm boa e alta Defesa, eles confiam principalmente em bater e resistir.

Bold (Ousado)
Natureza ousada aumenta a Defesa, mas diminui o Ataque. Essa natureza ama o sabor Sour (azedo) e não gosta de sabores Spicy (picantes). Esta natureza é ideal para Pokémon do tipo Pedra e Aço. Esses monstrinhos são como tanques e a alta defesa pode ser benéfico. Outra coisa boa é que esses Pokémon dependem principalmente do Sp.Atk de forma que a diminuição no ataque não os afeta muito. Shuckle tem a maior estatística de defesa entre todos os Pokémon, e é do tipo Pedra e Inseto.

Impish (Levado)
Impish aumenta a Defesa, mas diminui Sp.Ataque. Gosta do sabor Sour mas odeia o Dry. Impish é bom em certos tipos Normal, Pedra, Aço e Lutador. Quando sua lista de movimentos é mais física, então essa natureza seria uma boa, já que o Ataque Especial é o que diminui seu impacto.

Lax (Relaxado)
Lax aumenta a Defesa, mas diminui o Sp.Defesa. Gosta do sabor azedo mas odeia o amargo. A Natureza em si é chamada de Relaxado/Despreocupado, então você pensaria que Snorlax viria em mente. Este é, é claro, um bom exemplo, já que Snorlax tem alta Defesa e pode raspar algumas estatísticas de Sp.Defesa. Também poderia ser benéfico para outros Pokémon Normais, já que eles não confiam muito em Sp.Defesa desde que eles são fracos para o combate, que é dependente de ataque.

Relaxed (Descontraído)
Aumentos de Defesa, mas diminui a velocidade. Descontraído gosta do sabor Sour mas odeia Sweet. Isso é bom para certos Pokémon que começam com defesa alta. Muitos deles podem incluir Aço, Pedra e alguns Pokemon do tipo Dragão. Ter boa Defesa permite que eles façam o abuso no primeiro turno, mas desde que o Ataque ou Ataque Especial não sejam afetados, já que isso não seria bom.

Modest (Modesto)
Aumentos modestos em Sp.Ataque, mas diminui o Ataque (Atk). Esta natureza ama o sabor Dry (seco), mas não gosta do sabor Picante. Modesto é bom para Pokémon do tipo Psíquico, Fada e Fantasma. Isso porque, principalmente, esses três tipos dependem principalmente de ataques especiais. Tipos Fantasma em particular raramente podem aprender ataques normais, portanto, a estatística de ataque não é tão eficaz.

Mild (Manso)
A Natureza Mild aumenta Ataque Especial (Sp.Atk), mas diminui a Defesa. Gosta do sabor Dry (seco) mas odeia Sour (azedo). Suave é bom para Pokémon do tipo Fantasma, pois eles podem usar um par de Sp.Ataques e eles são imunes ao Normal e Lutador, que não serão afetados pela diminuição da Defesa.

Rash (Impulsivo)
Essa natureza aumenta Ataque Especial (Sp.Atk) mas diminui Defesa Especial (Sp.Def). Este é bom para tipos Fantasmas e Psíquicos e até mesmo um par de tipo Fada. Eles têm que sacrificar a Sp.Defesa, e é por isso que isso também é bom em Pokémon de tipo único. Os Pokémon normais que podem aprender Movimentos Especiais também podem ser bons com a natureza Rash.

Quiet (Quieto)
Aumento de Sp.Ataque, mas diminui a Velocidade. Quiet gosta do sabor Dry (seco), mas não gosta de Sweet (doce). Essa natureza é bom para a maioria dos Psíquicos, já que eles podem distribuir Sp e ficarem fortes. Na maioria das vezes eles suportam uma boa quantidade de dano. Os tipos de Dragão também são bons com essa natureza, mesmo sendo um pouco mais difícil se manusear o equilíbrio exato de suas estatísticas, portanto, com um bom Sp.Ataque eles também ficarão ótimos.

Calm (Calmo)
A Natureza Calma aumenta Sp. Defesa, mas diminui o ataque. O sabor que ele gosta é Bitter mas odeia Spicy. Muitos Pokémon Lendários possuem alguns dos maiores Sp.Defesa, mas capturar lendários repetidas vezes até conseguir uma Natureza que você queira pode ser complicado e cansativo. Isso pode ser adequado para Pokémon que possuem dois tipos. Os ataques os matariam mais facilmente. Mais uma vez, Shuckle tem o maior Sp.Defesa além da defesa de todos os Pokémon.

Gentle (Gentil)
Aumento suave Sp.Defesa, mas diminui Defesa. A Natureza Gentle gosta do sabor Bitter mas odeia os sabores Sour. Este é mais comum para Pokémon tipo Fantasma. Isso é porque eles são imunes a ataques físicos, então ter uma defesa baixa devido ao efeito colateral não vai incomodar muito os tipos Fantasma. Além disso, o impulso no Sp.Defesa é muito bom, uma vez que são suscetíveis ao Sp.Ataques.

Careful (Cuidadoso)
Aumento cuidadoso de Sp.Defesa, mas diminui Sp.Ataque. Gosta do sabor amargo, mas não gosta do sabor seco (Dry). Cuidado pode ser bom para certos Pokémon do tipo Normal que possuem um bom Sp.Defesa. Isso porque eles dependem principalmente de Ataque ao invés de Sp.Atk. Há também os tipos Aço e Pedra que possuem características como essas.

Sassy (Atrevido)
Sassy aumenta Sp. Defesa, mas diminui a velocidade. Gosta de sabores Bitter mas odeia sabores doces. O Sp.Defesa muitas vezes é benéfica para os Pokémon que tem tipos duplos, pois são mais fracos do que muitos movimentos. A diminuição da velocidade é o que você deve levar em consideração. Se você tem um Pokémon que pode bater forte, então você pode sacrificar a Velocidade para o aumento de Sp.Defesa.

Timid (Tímido)
Essa natureza aumenta a velocidade, mas diminui o Ataque (Atk). Gosta do sabor Bitter (amargo) mas odeia Sour (azedo). Timid é bom em Pokémon Psíquico e Inseto. Esses monstrinhos não contam muito com Attack, já que eles usam o Sp.Ataques e movimentos que infligem doenças de status, de modo que a velocidade pode ser um bom impulso para eles, permitindo que eles façam o primeiro giro e acertem o alvo rapidamente.

Hasty (Apressado)
A Natureza Hasty aumenta a Velocidade, mas diminui a Defesa. Gosta do sabor Doce e odeia Sour. Pokémon que têm alta velocidade podem se beneficiar com isso, mas você tem que levar em consideração a diminuição da defesa. Os ideais para isso seriam certos tipos Voadores, Inseto, Lutador e Normal. Tipos de Inseto em particular usam principalmente o Sp.Ataque que infligem Afecções de Status como Poison/Envenenar, então o ideal é usar um Pokémon que tenha alta velocidade e infligir uma doença de Status e simplesmente trocá-los.

Jolly (Alegre)
Jolly aumenta a velocidade, mas diminui Sp.Ataque. Jolly adora o sabor Sweet, mas odeia o Dry. Essa é uma boa natureza para certos Pokémon do tipo Normal, como o bom e velho Rattata. Um monte de Pokémon Normais tem boa a alta velocidade e dependem principalmente de Sp.Ataque já que as diminuições de Attack não seriam um grande problema.

Naive (Ingênuo)
Ingênuo aumenta a velocidade, mas diminui Sp.Defesa. Naive gosta do sabor Sweet mas odeia Bitter. Essa natureza é boa para Pokémon que possuem tipos únicos, assim como certos Pokémon Normais e de Combate. A diminuição de Sp.Defesa não deve fazer tanta diferença. Os tipos normais são muito fracos, pois são apenas fracos para lutar. Pokemon de tipo único também não sofrerão muito com a diminuição de Sp.Defesa, desde que eles possam se beneficiar do aumento da velocidade.

Bashful (Medroso)
Bashful é uma daquelas naturezas em que não tem nenhum tipo de aumento e diminuição de atributos, nem como preferências de sabor. Isso seria ideal para um Pokemon que você pode querer usar o tempo todo e torná-lo equilibrado em termos de estatísticas.

Docile (Dócil)
Docile é muito parecido com a natureza Bashful, onde não tem bônus e punições. Obter um Pokémon Dócil é bom se você deseja torná-lo um lutador equilibrado.

Hardy (Forte)
Hardy também é uma natureza onde é neutra, pois não tem bônus para qualquer um dos stats de um Pokémon. É indicado que você tenha um Pokémon que tenha isso quando quiser construir ele do seu jeito.

Quirky (Peculiar)
Quirky é novamente uma estatística de Natureza que não tem efeito algum, então sinta-se livre para usar em qualquer Pokémon!

Serious (Sério)
Serious é muito parecido com Bashful, Docile, Hardy e Quirky, então é uma natureza equilibrada para você construir seu Pokémon.

Conclusão: Basta ter em mente que essas naturezas Pokemon são um pouco difíceis de obter. Você pode lidar melhor com a natureza que você tem em seu Pokemon e construí-la com as TMs e HMs que podem ser ensinadas nos monstrinhos. Conseguir uma combinação de Pokemon de tipo e natureza pode ser complicado, mas você sempre pode continuar a tentar encontrá-los na natureza ou apenas tentar recriá-los com ajuda de itens e TMs/HMs. Boa sorte!




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