Bem vindo: Esta é a 1º aula sobre Pokémon Competitivo do site HeyPikachu, caso você ainda não conheça os tipos/elementos existentes dos Pokémon, clique aqui e conheça todos.
As estatísticas, ou Stat for short (abreviado para Stats), é um elemento que determina certos aspectos das batalhas nos jogos. As estatísticas também podem se referir aos valores numéricos de cada campo em relação aos Pokémon individuais. No Brasil temos costume de chamar os Stats de Atributos. Entender os atributos dos Pokémon é o primeiro passo para começar a estudar sobre competitivo e suas extensões como (Naturezas, Valores Individuais IVs e Valores de Esforço EVs).
Existem 2 tipos de Atributos, eles são os Atributos Permanentes (Permanent Stats) e os Atributos em Batalha (In Battle Stats). Vamos começar a entendê-los!
OS PERMANENTES
HP [Pontos de Vida]: Os Hits Points determinam quanto dano um Pokémon pode receber antes de desmaiar . É a mais visível das estatísticas em batalha, aparecendo tanto graficamente (como uma barra com um preenchimento de cor verde, amarelo ou vermelho, dependendo de quanto HP é em porcentagem) e como um valor atual / máximo abaixo da barra.
Se um Pokémon tiver mais da metade de seu HP, sua barra HP permanecerá verde. Se o Pokémon tiver entre um quinto e metade de seu HP, a barra ficará amarela (na Geração II, um Pokémon revivido para exatamente metade de seu HP terá uma barra verde de HP). Se um Pokémon tiver menos de um quinto de seu HP restante, a barra ficará vermelha e um sinal sonoro (Gerações I-IV), uma mudança de música de batalha com o sinal sonoro como um metrônomo (Geração V) ou uma série de 4 bipes antes de desaparecer (desde a geração VI) notificarão o jogador de que seu Pokémon está em perigo de desmaiar. Antes da Geração VI, este apito continuará até que o Pokémon seja trocado por outro Pokémon que tenha pelo menos um quinto de seu HP, tenha seu HP aumentado para um quinto ou mais por qualquer meio, ou desmaie.
ATAQUES FÍSICOS = ATRIBUTOS/STATS NORMAIS
Attack [Ataque]: O atributo de Ataque (Atk) determina quanto dano um Pokémon causa ao usar um movimento físico (que relativamente toque no Pokémon do oponente). Quanto maior esse atributo de Attack estiver, maior será o dano de Ataque Físico no inimigo. É muito importante saber que existem três tipos de ataques: Os ataques físicos, os ataques especiais e os ataques de status.
Defense [Defesa]: O atributo de Defesa (Def.) determina quanto dano um Pokémon recebe quando é atingido por um movimento físico. Quanto maior a defesa do Pokémon, será menor o dano que ele receberá de algum Ataque Físico.
ATAQUES ESPECIAIS = ATRIBUTOS/STATS ESPECIAIS
Special Attack [Ataque Especial]: O atributo Ataque Especial (Sp. Atk), em resumo, determina quanto dano um Pokémon causa ao usar um Ataque Especial. Mas o que é esse Sp.Atk? É quando um ataque do Pokémon não necessariamente necessita de contato físico com o oponente (existem algumas exceções mas em geral é isso). Diferente do Attack (Atk), em que os movimentos necessitam contato com o Pokémon.
Sp. Defense [Defesa Especial]: O atributo de Defesa Especial (Sp. Def) em resumo, determina quanto dano o Pokémon resiste quando é atingido por um movimento especial.
Speed [Velocidade]: O atributo de Velocidade (Spe) em resumo, determina a ordem de Pokémon que pode agir em batalha. Ou seja, quem ataca primeiro! Pokémon com velocidade mais alta no início de qualquer turno geralmente farão um movimento antes dos com velocidade menor; no caso de dois Pokémon terem a mesma velocidade, um deles irá aleatoriamente primeiro.
Uma mudança na batalha para o status de Velocidade de um Pokémon não começará a afetar a ordem de turno até o turno seguinte; no entanto, desde a Geração VII, a Mega Evolução é uma exceção a essa regra.
OS TEMPORÁRIOS
Atributos em Batalha (In Battle Stats)
São dois atributos exclusivos de batalha, quando terminam voltam ao normal. Não confunda atributos de batalha com condições de status onde o Pokémon fica confuso, paralisado, dormindo etc. Os atributos existentes de batalhas são:
Evasiveness [Evasiva]: Esse atributo determina determina a probabilidade de seu Pokémon evitar movimentos de outros Pokémon na batalha, ou seja, o quanto de poder de desvio do seu Pokémon. O valor no início de qualquer batalha é de 100%. Se a evasão de um Pokémon for reduzida abaixo de 100% com um movimento como o Sweet Scent, outros Pokémon terão uma chance melhor de seus golpes baterem. Se a evasão aumentar acima de 100% com um movimento como o Double Team, outros Pokémon terão mais dificuldade em conectar seus movimentos.
Acuracy [Precisão]: Esse atributo determina a probabilidade de seu Pokémon acertar outro Pokémon. Digamos que o quanto de "mira" ele tem para acertar o ataque no oponente. O valor no início de qualquer batalha é de 100%. Juntamente com movimentos e itens de aumento de precisão, em Pokémon XD , o jogador também pode aumentar a precisão de um Pokémon em um estágio usando a ação de chamada, contanto que o Pokémon não esteja dormindo ou em modo reverso (nesse caso, remover a condição precedência sobre aumentar a precisão).
Agora que você já sabe o que são os atributos dos Pokémon, vou citar um breve resumo entre categorias do que são as principais extensões de Pokémon Competitivo para que você não se confunda e comece seus estudos tendo base do que é cada um:
- Atributos são os seus Stats: HP, Atk, Def, Sp. Atk, Sp. Def e Speed
- Naturezas: É a personalidade do seu Pokémon onde cada uma influencia pontos a mais ou a menos nos pontos de Atributo.
- EVs: São os valores de esforço que seu Pokémon ganha batalhando com Pokémon selvagens até chegar a soma dos pontos de EVs para então poder aumentar seus Atributos.
- IVs: São os genes (DNA) do seu Pokémon, os famosos pontos ocultos de 0 a 31 que vem de nascença e não podem ser mudados. Alguns nascem com genes bons que aumentam muito mais seus Atributos/Stats e outros infelizmente nascem com genes ruins que geralmente são Pokémon descartados pelos jogadores de competitivo.
- Status: São as condições de estado do seu Pokémon, se ele está confuso, paralisado, dormindo, envenenado etc.
- Status: São as condições de estado do seu Pokémon, se ele está confuso, paralisado, dormindo, envenenado etc.
Concluindo: TUDO se engloba nos ATRIBUTOS/STATS do seu Pokémon, por isso é muito importante saber primeiro o que é exatamente os Stats para depois então entender suas extensões no meio competitivo. Parece difícil mas não é tão complicado assim não é mesmo?