O tipo de Lutador (Fighting em Inglês, かくとうタイプ Kakuto Taipu em japonês) é um dos 18 tipos básicos. Este tipo de Pokémon são especialistas em combate corpo a corpo, pode-se dizer que eles se opõem ao tipo psíquico, porque este depende do ataque especial, enquanto o tipo Lutador especializar-se em ataque físico, a maioria de suas estatísticas são equilibradas (como Hitmontop ou Medicham) ou lutadores rápidos com grandes pontos de ataque (como Lucario e Infernape). O seu desenvolvimento varia: para o rápido desenvolvimento como Monferno para Infernape; ou lento em seu desenvolvimento como Croagunk para Toxicroak. Alguns até mesmo sabem exigir várias condições para evoluir (Tyrogue precisa coincidir com o seu ataque com sua defesa para evoluir em Hitmontop, Riolu evolui de dia com amizade elevada, e Poliwhirl precisa da pedra de água).
Em sua primeira aparição, logo na Geração I, Lutador era o tipo de 8 diferentes Pokémon. Por outro lado, foi a quinta geração a que mais introduziu monstrinhos lutadores, 15, o que contribuiu bastante para que hoje haja 40 criaturas do tipo, ou 6,16% do total de Pokémon. Já ao contarmos as técnicas de Lutador, podemos encontrar 39 diferentes. Antigamente, nas três primeiras gerações, todas as técnicas do tipo eram obrigatoriamente Físicas: o Pokémon atacante, ao utilizá-las, causava dano no oponente acertando-o fisicamente.
Observação: Ao contar os monstrinhos lutadores, a Pirouette Forme de Meloetta foi desconsiderada, porque essa é uma forma alternativa desse Pokémon e que, portanto, difere da natural.
TIPO LUTADOR NAS BATALHAS
Super efetivo contra: Normal, Pedra [Rock], Aço [Steel], Gelo [Ice], Sombrio [Dark]
Pouco efetivo contra: Venenoso [Poison], Voador [Flying], Inseto [Bug], Psíquico [Psychic], Fada [Fairy]
Não tem efeito contra: Fantasma [Ghost]
Tem resistência a: Inseto [Bug], Sombrio [Dark], Pedra [Rock]
Tem fraqueza a: Voador [Flying], Psíquico [Psychic], Fada [Fairy]
É imune a: Nenhum
TÉCNICAS POPULARES DO TIPO LUTADOR
Hi Jump Kick (Physical): O usuário pula bem alto, então acerta o alvo com um chute. Se o chute errar, o usuário irá se machucar.
Detect (Status): Possibilita ao alvo evadir todos os ataques. A chance de a técnica falhar aumenta se for ela usada sucessivamente.
Superpower (Physical): O usuário ataca o alvo com grande poder. Porém, o Attack e a Defense do usuário são reduzidos.
Close Combat (Physical): O usuário ataca o alvo de perto, sem manter a guarda. Também reduz a Defense e Special Defense do usuário.
Final Gambit (Special): O usuário arrisca tudo para acertar seu alvo. O usuário fica fora de combate, mas causa dano em valor igual ao seu HP no alvo.
Detect (Status): Possibilita ao alvo evadir todos os ataques. A chance de a técnica falhar aumenta se for ela usada sucessivamente.
Superpower (Physical): O usuário ataca o alvo com grande poder. Porém, o Attack e a Defense do usuário são reduzidos.
Close Combat (Physical): O usuário ataca o alvo de perto, sem manter a guarda. Também reduz a Defense e Special Defense do usuário.
Final Gambit (Special): O usuário arrisca tudo para acertar seu alvo. O usuário fica fora de combate, mas causa dano em valor igual ao seu HP no alvo.
Efetividades dos golpes Lutadores: