O tipo Elétrico (Electric type em Inglês, でんきタイプ Denki Taipu em japonês) é um dos 18 tipos básicos. O Pokémon do tipo elétrico têm diferentes habitats, de florestas, campos, cidades e usinas de energia. Somente considerando que o tipo de planta, o elétrico e o tipo dragão são resistentes a estes e mais tipo de terreno, que são imunes aos seus ataques, o tipo Elétrico só deve ser cauteloso dos últimos tipos, o que representam apenas seus pontos fracos. Junto com a taxa normal, que é o tipo com menos pontos fracos. A geração que criou o tipo Elétrico foi a primeira, na qual 11 monstrinhos elétricos foram introduzidos. Hoje, considerando todos os Pokémon já conhecidos, esse número cresceu para um total de 39, o que é igual a 6,01% dos Pokémon. Da mesma forma, existem hoje 20 técnicas do tipo. A geração V foi a maior responsável por esses valores, pois adicionou 11 Pokémon e 6 técnicas elétricas ao repertório. Antigamente, antes da quarta geração, todos os moves Elétricos estavam na categoria dos Especiais, uma vez que, utilizando-as, era possível ferir o oponente sem tocá-lo.
TIPO ELÉTRICO NAS BATALHAS
Super efetivo contra: Voador [Flying], Água [Water]
Pouco efetivo contra: Dragão [Dragon], Elétrico [Electric], Grama [Grass]
Não tem efeito contra: Terrestre [Ground]
Tem resistência a: Elétrico [Electric], Voador [Flying], Aço [Steel]
Tem fraqueza a: Terrestre [Ground]
É imune a: Nenhum
TÉCNICAS POPULARES DO TIPO ELÉTRICO
Thunderbolt (Special): Um forte raio elétrico é disparado no alvo. Pode também deixar o alvo paralisado.
Zap Cannon (Special): O usuário dispara um raio elétrico como um canhão para causar dano e paralisar o alvo.
Volt Tackle (Physical): O usuário eletrifica a si mesmo e se choca contra o alvo. É causado dano considerável ao usuário e o alvo pode ser paralisado.
Magnet Rise (Status): O usuário levita por cinco turnos usando magnetismo eletricamente produzido [tornando-se imune a técnicas tipo Ground e a Toxic Spikes].
Wild Charge (Physical): O usuário fica envolto em eletricidade e esmaga o alvo. Também causa pequeno dano ao usuário.
Zap Cannon (Special): O usuário dispara um raio elétrico como um canhão para causar dano e paralisar o alvo.
Volt Tackle (Physical): O usuário eletrifica a si mesmo e se choca contra o alvo. É causado dano considerável ao usuário e o alvo pode ser paralisado.
Magnet Rise (Status): O usuário levita por cinco turnos usando magnetismo eletricamente produzido [tornando-se imune a técnicas tipo Ground e a Toxic Spikes].
Wild Charge (Physical): O usuário fica envolto em eletricidade e esmaga o alvo. Também causa pequeno dano ao usuário.
Efetividades dos golpes Elétricos: