Tipo Água (Em Inglês: Water; Em Japonês: みず) é um dos dezoito tipos com os quais podem ser classificadas as espécies de Pokémon. A primeira geração foi a que introduziu o tipo Water, incluindo 32 Pokémon e 9 técnicas a ele. Foi, inclusive, a geração que mais criou Pokémon e técnicas aquáticos. Hoje, estes números chegam a 108 e 26, respectivamente, o que faz de Water o tipo mais comum nos monstrinhos, alcançando 16,80% destes. Isso provavelmente é uma alusão ao nosso mundo, cuja superfície é 75% composta por água. Nas três primeiras gerações, em que as técnicas eram classificadas de acordo com seu tipo, todas as técnicas aquáticas eram Especiais. Na contagem de Pokémon, foram desconsiderados Castform na Rainy Form e Wash Rotom, por serem formas alternativas, que diferem das naturais.
TIPO ÁGUA NAS BATALHAS
Super efetivo contra: Fogo (Fire), Pedra (Rock), Terrestre (Ground)
Pouco efetivo contra: Dragão (Dragon), Grama (Grass), Água (Water)
Não tem efeito contra: Nenhum
Tem resistência a: Fogo (Fire), Gelo (Ice), Aço (Steel), Água (Water)
Tem fraqueza a: Elétrico (Electric), Grama (Grass)
É imune a: Nenhum
TÉCNICAS POPULARES DO TIPO ÁGUA
Surf (Special): A área ao redor do usuário é inundada com uma onda gigante. Pode também ser usado para atravessar a água.
Waterfall (Physical): O usuário ataca o alvo e pode fazê-lo hesitar (flinch). Pode também ser usado para subir por uma cachoeira.
Rain Dance (Status): O usuário convoca uma chuva forte que cai por cinco turnos, aumentando o poder de técnicas tipo Water.
Aqua Jet (Physical): O usuário se precipita contra o alvo a uma velocidade que torna o ataque quase invisível. Com certeza irá acertar primeiro.
Scald (Special): O usuário dispara água fervente no alvo. Pode também queimar (burn) o alvo.
Observação: Aqua Jet pode, sim, acertar depois de algumas técnicas cujas prioridades são maiores, como ExtremeSpeed e Fake Out, por exemplo.
Waterfall (Physical): O usuário ataca o alvo e pode fazê-lo hesitar (flinch). Pode também ser usado para subir por uma cachoeira.
Rain Dance (Status): O usuário convoca uma chuva forte que cai por cinco turnos, aumentando o poder de técnicas tipo Water.
Aqua Jet (Physical): O usuário se precipita contra o alvo a uma velocidade que torna o ataque quase invisível. Com certeza irá acertar primeiro.
Scald (Special): O usuário dispara água fervente no alvo. Pode também queimar (burn) o alvo.
Observação: Aqua Jet pode, sim, acertar depois de algumas técnicas cujas prioridades são maiores, como ExtremeSpeed e Fake Out, por exemplo.
Efetividades dos golpes de Água: